Ao chegar na portaria do condomínio de um parente você aperta um botão no interfone e quem atende é uma pessoa que está a vários quilômetros de distância do local. Parece coisa de filme futurista, mas a portaria remota veio com intuito de baratear custos, agilizar atendimentos e aumentar a segurança.

Com essa constante preocupação e visando evitar riscos desnecessários com falhas humanas, os condomínios estão aderindo cada vez mais às portarias virtuais, onde o atendente não tem contato direto com os visitantes, prestadores de serviço ou desconhecidos. Os atendimentos antes feitos por porteiros que se encontravam na guarita do local, passam a ser feitos através de uma central de monitoramento 24 horas.

Como funciona o sistema?

Essa grande inovação na área de segurança eletrônica aliada a outros sistemas, tornam a portaria virtual ainda mais eficiente e útil: As câmeras de vigilância passam a servir como “olhos” para o atendente, que por sua vez poderá solicitar que visitante apresente o documento de identificação, ficando este salvo nas gravações.

Para liberação da entrada, tanto os automatizadores (motores) para portões quanto os sistemas de eclusas se mostram extremamente safos, rápidos e eficientes.

Já os sistemas de controle de acesso agilizam a entrada de colaboradores, pois registram os dados da visita, como data, hora e identificação do visitante, evitando demora quando não há conhecimento daquele por parte do porteiro/atendente.

Para recebimento de mercadorias uma das soluções para integrar ao sistema de portaria virtual é a disponibilização de uma caixa de correio destinada ao condomínio, onde as encomendas recebidas podem ser posteriormente selecionadas para seus locais de entrega e nos casos em que o recebimento precise ser feito “em mãos”, esse poderá ser feito por algum colaborador responsável, seja esse do condomínio ou até mesmo do apartamento do próprio morador.

Conclusão

Dessa forma, podemos constatar que com a adoção da portaria remota tanto o condomínio quanto o porteiro ficam mais seguros, contribuindo para o aumento da sensação de segurança dos moradores. Também concluímos que essa nova modalidade torna a gestão do condomínio mais rápida, eficaz e deixa a folha de colaboradores mais “enxuta”, sendo um dos fatores mais procurados pelos síndicos e administradores.

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