Dicas para manter o sistema de incêndio em funcionamento

O Corpo de Bombeiros registra milhares de casos de incêndios anualmente no Brasil. Apesar de todo o alerta e movimentos de conscientização, é possível notar que, muitas vezes, os casos acontecem devido a maus hábitos ou descuidos que poderiam ser evitados com simples cuidados.

Para manter o sistema de incêndio em funcionamento e evitar surpresas desagradáveis, é preciso ficar atento a alguns detalhes desde o momento da instalação até o seu uso no dia a dia. Essa observação pode ser essencial para evitar acidentes e prejuízos, seja em empresas, condomínios ou residências.

Confira a seguir algumas dicas que mostram a que ficar atento.

  • Instalação

Quando o sistema for instalado, peça informações sobre as normas seguidas e faça uma avaliação visual para ver se tudo parece correto. Caso já tenha tudo instalado, observe se existem cabos aparentes ou danos físicos a algum equipamento, isso pode impedir que ele execute suas funções e se mantenha em pleno funcionamento.

Se você mora em um condomínio ou prédio, converse com o administrador ou síndico para ter a tranquilidade de saber que está tudo certo.

  • Manutenção Preventiva

Mais do que cumprir as manutenções previstas pelas normas ABNT, é preciso ter consciência de que o sistema instalado pode ser prejudicado e perder sua eficiência ao longo do tempo por diversos motivos, por isso as manutenções.

A manutenção preventiva tem o papel de manter o sistema de incêndio em funcionamento da maneira correta. Também pode economizar o dinheiro do cliente já que uma manutenção corretiva, quando é preciso novos equipamentos, muitas vezes vai ser mais cara.

Fique de olho nas funcionalidades dos equipamentos do sistema de incêndio para ver se estão corretas, isso pode ser decisivo para a segurança do ambiente. Ao menor sinal de desgaste ou defeitos, solicite manutenção.

  • Tecnologia

Sistemas de Incêndio já instalados há muito tempo podem estar obsoletos e com um lapso de segurança ou eficiência. Além disso, residências e empresas vão se transformando e pedem novas medidas de cuidado diante das mudanças. Por isso é bom acompanhar as novidades que o mercado oferece.

O GrupoGPA se orgulha em sua parceria com a JFL Alarmes, que está constantemente preocupada em buscar novas tecnologias e oferecer produtos de última geração para manter a segurança dos seus clientes. A cada lançamento, mais vantagens e segurança são oferecidas para uma proteção eficaz. Tudo pensando em oferecer soluções e manter o sistema de incêndio dos clientes em funcionamento.

Você já conhece a nossa linha de equipamentos contra incêndios ? Ela possui centrais, detectores de fumaça, detectores de calor, acionadores manuais premiados por 5 anos consecutivos no mercado de segurança eletrônica.

Fonte – Blog JFL Alarmes, categoria Incêndio, postagem em 28/01/2021;