Com o crescente número de casos de invasões em propriedades, principalmente nas épocas de feriados, veraneio e férias, muitos donos de residências e comércios estão optando pelas melhores e mais econômicas maneiras de se proteger. Uma dessas maneiras é a cerca elétrica.

Cercas eletrificadas são aparelhos de segurança que têm como função básica assustar e repelir o invasor que tentar passar ilegalmente por muros de propriedades.

Tal repulsão feita pela cerca elétrica não é de cunho mortal quando instalada da maneira correta (como manda o manual das principais centrais) já que deve conter uma amperagem extremamente baixa que não ocasione morte, causando apenas uma sensação extremante desagradável devido ao choque.

Quem tentar cortar ou quebrar cerca elétrica terá problemas tendo em vista que na maioria dos casos o choque será inevitável. Em alguns tipos de cercas o sistema possui um alarme para casos de violação da mesma, como corte ou interrupção da corrente, que disparam instantaneamente alertando sobre esta ação.

Dentre as vantagens de se investir em uma cerca elétrica temos: baixo custo de energia para seu funcionamento, resistente, durável, ótimo meio de segurança, confiável e mais barato em relação a outros meios de segurança.

Podem ser usadas juntamente com outros métodos de segurança, garantindo mais eficácia ainda, tais como concertinas, alambrados, sistemas de alarmes, etc.


Utilidades da cerca elétrica

Seus usos são basicamente em torno da função de segurança, em diferentes tipos de propriedades e com funções específicas.


Segurança em propriedades

Seja em casas, condomínios ou sítios, o uso da cerca elétrica ajuda na segurança local de modo eficaz, evitando assim assaltos, roubos, invasões, como também atos de vandalismo.

Áreas de plantação

Na agricultura, serve para proteger plantações de alta ou pequena extensão de animais selvagens que insistem em devastar comendo, pisando ou de outra maneira. O choque com certeza só serve para espanto, nada letal. Servem também de cerca para áreas de aviação.


Tipos de cerca elétrica

Cercas elétricas monitoradas: São integradas a uma central de alarme e ligadas ou não a uma empresa de segurança e monitoramento. Quando acionado o alarme, tal empresa é contatada automaticamente por um aviso na central, auxiliado por câmeras ou não, tomando as providências em seguida.


Cercas elétricas não monitoradas

Funcionam da mesma forma, porém não possuem canais de monitoramento.


Preços de equipamento e instalação

Embora os valores variem bastante dependendo da região do país em que você se encontre, basta enviar-nos uma mensagem (clicando aqui) e teremos o maior prazer em contatá-lo, indicando um revendedor mais próximo e que tenha o melhor preço a oferecer.

Sobre a instalação

– A instalação de cerca elétrica só é permitida em muros ou alambrados com mais de 2,50 metros.
– Não deve ter contato com vegetação alguma, tendo a distância adequada até a mesma.
– Presença obrigatória de placa sinalizadora de que há uma cerca elétrica no local.
– Deve ser instalada perpendicularmente ou voltada para o interior da propriedade, sem vergar.


Cerca elétrica e a lei

– A instalação e uso não são proibidos.
– Segundo os artigos 572 e 588 do Código Civil: “o proprietário pode levantar em seu terreno as construções que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos” e ainda ”tem direito de cercar, murar, valar, ou tapar de qualquer modo seu prédio”
– Segundo o artigo 1º da Lei 8.200/98: “As empresas responsáveis pela instalação e manutenção da Cerca elétrica deverão adaptá-las a uma altura compatível (Mínimo 2.20 metros de altura), adequada a uma amperagem que não seja mortal, sendo que o local deverá possuir placas, contendo informações que alertem sobre o perigo iminente, em caso de contato humano”.

Parágrafo 2º: “A instalação e a manutenção de “cerca elétrica” deverão ser realizadas por empresas com comprovada especialidade técnica”.


Outras informações

– Em condomínios: deixe todos do prédio e vizinhos a par dos perigos como também benefícios da cerca elétrica, e outros cuidados.